Radio online

Acessos

nossos acessos

contador

domingo, 19 de junho de 2011

O colar de Moeda


João era um fazendeiro muito rico e ambicioso, que descobriu que poderia perde toda fortuna que conseguiu durante a sua vida para um coronel que era seu vizinho. Com medo de fica pobre e não ter onde morar ele decidiu retirar aquilo que mais tinha valor da sua fazenda, para caso fosse invadida enquanto dormia, então foi ate o celeiro onde escondia uma moeda que valia quase o preço de sua fazenda e a retirou dali, guardando-a em seu bolso. Os dias passaram e o que ele temia aconteceu, os jagunços do coronel invadiu a fazenda que se localizava em Montes Claros e levou tudo que ele tinha e apropriou-se das terras.
João ainda muito ambicioso e preocupado apenas com a moeda procurou por um prego e á furou e com um cordão de pouco valor deixado por sua mãe feito de um material similar a couro que ele nunca retirava do pescoço ele colocou ali a moeda, fazendo um colar da tão valiosa moeda, João então começou a andar incansavelmente ate encontrar um esconderijo, já com fome e com muito sono ele resolveu que dormir seria a melhor maneira de começar um novo dia. Quase de madrugada João acordou com o barulho de uma briga que o deixou bastante assustado! ele então começou a correr rapidamente até cair.
Levantando da queda João já se levantou dando de cara com um senhor bem idoso e de aparência meiga o que fez com que João se sentisse a vontade para pedir ajuda, porém antes mesmo que João abrisse a boca o senhor se apresentou como um vidente que podia ver através dos olhos e da energia das pessoas. Amedrontado com essas informações João levantou-se, respirou fundo e com os olhos cheio de medo perguntou ao vidente o que ele via então através dos seus olhos, fracasso?, ódio? , Medo? e gritando mais alto ainda João pareceu agressivo ao querer logo uma resposta.
- Jovem, a Vida esta lhe dando uma escolha, você tem duas opções. A riqueza que tanto almeja mais que vem acompanhada pelo tormento que você tanto quer tanto afastar ou a felicidade, que você talvez nunca procurou mais que te dará de brinde um amor e muita paz. Disse o vidente com a voz doce e suave que parecia não se importar com agressividade de João. Sem entender ainda o que era tudo aquilo dito pelo vidente João insiste em saber o que cada opção significa uma vez que ele concorda com o que foi dito pelo vidente em relação a cada coisa, tomando então coragem João pergunta. Se eu escolher a riqueza porque ganharia o tormento? e se por ventura eu escolher a felicidade como serei feliz sem dinheiro? que amor sobreviveria a miséria? e que paz é essa que eu teria sem nada na vida? vamos responda-me senhor vidente! continuou João perguntando em um tom agressivo.
O Vidente percebendo que João era ambicioso pediu para João mostra-lhe o cordão que ele escondia embaixo da camisa, no entanto João deu um passo para trás e perguntou-lhe como ele sabia e porque ele queria o cordão, se a intensão dele era rouba-lo, o vidente então pediu para João dá-lhe o cordão e em troca do cordão ele concederia a ele a melhor opção, que era a felicidade no entanto João começou a rir e disse que o vidente só queria rouba-lo , e que já que ele tinha escolha e para ser feliz teria que dar o colar, ele preferia a riqueza e o tormento. O vidente então respirou fundo e com ar de decepção olhou para João e bem serenamente disse que a escolha era dele e que a partir daquele momento qualquer indicio de paz e felicidade seria apenas ilusão.
João então saiu rindo e debochando do vidente e sem perceber vagou por dias sem conseguir parar, apesar de todo cansaço físico e da fome João não conseguia sentar-se tranquilamente para comer e nem se deitar para dormir e foi assim por dias e dias, e em um belo domingo João caiu no meio da estrada onde coincidentemente era a mesma que encontrou-se com o vidente, e mais coincidentemente ainda o vidente ainda estava ali, João sem entender e muito fraco estendeu a mão ao vidente onde parecia pedir socorro porem ele já nem aguentava mais falar, o vidente então sorriu para ele e começou a conversar sozinho como se estivesse falando com o vento,
- No dia que você escolheu a riqueza eu pensei que estava pronto para o tormento, eu te avisei que qualquer indicio de felicidade e paz seria ilusão, e ai esta você , disse o vidente virando-se para a face de João com o sorriso malvado e cruel e com olhar de chamas o vidente continuou falando com João que não podia reagir aquilo " - Mais você João não me deixou explicar que seu tormento não deixaria você usar a sua riqueza e que a sua riqueza era aquela que iria te usar. veja só João enquanto você usar esse cordão você não terá descanso assim como moedas giram no mundo e vão sempre ao mesmo lugar algum dia, assim será você , irá caminhar por dias, meses ou talvez anos e vai sempre me encontrar por aqui , eu sou o tempo João e as vezes eu posso ser cruel!, eu também controlo a morte João e como você só terá descanso quando morrer eu fiz um acordo com a minha querida amiga ceifadora e ela concordou que a sua alma pertenceria a mim e eu estou disposto a te encontrar sempre por aqui! , além da morte João eu também sou o único que pode te liberar disso retirando o seu cordão, mais pela sua falta de educação e ambição eu resolvi usar só meu oficio e te deixar um tempo assim, até lá João entenda que dinheiro não é tudo na vida. ah! exclamou o vidente apontando o dedo para o uma paisagem verde deslumbrante - Se você estivesse escolhido a felicidade ali aonde esta tudo verde você encontraria uma viúva que precisava de um trabalhador, com o tempo vocês iriam se apaixonar e você começaria uma vida nova, teria um amor lindo e uma paz maravilhosa esse era o acordo com a minha amiga Paz, João, você estaria livre de dividas e teria vizinhos maravilhosos!
Após o encontro com o vidente assustador, João percebeu que nunca parou que continuava andando e que tudo aquilo era uma ilusão, a queda poderia aliviar o cansaço físico que ele se encontrava, diz a minha Avó que João continuou andando por anos e anos e sempre era visto a cada 365 dias no mesmo lugar, acredita-se que era um circulo vicioso, João parou de ser visto anos depois e muitos acreditam que o vidente finalmente libertou João do castigo. E dando-se assim fim a lenda do cordão de moedas.
A quem diz que o cordão de moedas voltou para a fazenda que hoje em dia não existe mais afinal a cidade foi asfaltada e o que era fazendas viraram casas, minha avó chegou também a conclusão que assim como dinheiro gira e pode voltar ao mesmo lugar João veio a falecer nas terras onde morava, deixando lá o cordão junto ao seu corpo, mais nada conclusivo afinal de contas ele ainda pode esta girando por ai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário